sábado, 22 de setembro de 2007

Análise do Seminário sobre Portal

Você já deve ter acessado ou escutado falar dos portais Terra, UOL, etc. Estes sites que contém várias mídias agredadas (rádio, TV, jornalismo, entretenimento etc.) vieram pra acelerar e conseqü'entemente reforçar a idéia de interatividade a qual todos nós buscamos. E nos parece ser mesmo essa característica o principal, ou senão, o grande motivo dessa grande busca do leitor pelos "Portais": o agregamento das mídias.

Mas afinal: o que vem a ser um Portal? Qual o conceito? Um grupo de estudandes da Unicamp define assim: conjunto de ferramentas de busca desenvolvido para encontrar informações de qualidade na Internet.Este novo tipo de mídia surgiu com a intenção de se criar um site que pudesse auxiliar os leitores na busca rápida e direta de informações na Internet. O Portal “Cadê?” assim como o “Google” são grandes exemplos disso.

Portal Corporativo

É interessante, também, observar a variedade de portais que surgem cada vez mais. Um deles é “Portal Corporativo” (Intranet). Empresas que também estão se aliando a essa nova ferramenta. Algumas das características são:

  • Anúncios de programas corporativos, eventos, relatórios trimestrais de rendimentos, e assim por diante.
  • Relatórios que permitem aos usuários adquirirem informações ou tomar decisões capitais relativas aos negócios.
  • Notícias, previsão do tempo e cotação de ações de alimentações de conteúdo publicadas.
  • Disponibilidade de e-mail, calendário, ferramentas de agendamento de reuniões e outras aplicações comerciais muito usadas.
  • Acesso a portais menores criados e mantidos por departamentos independentes dentro da empresa.
Portal Público

Os portais chamados “públicos”, também chamados de portal web ou portal de consumidores tem a função de atrair o público em geral que navega pela Intenet. Quanto maior o número de visitantes, maior probabilidade do estabelecimento de comunidades virtuais que potencialmente comprarão o que os anunciantes daquele site têm para vender.

Os portais trazem, assim como os blogs, a possibilidade de sempre estar atualizando-se. A todo instante temos novas informações as quais obrigam o leitor a sempre estar em busca do mais novo, do mais recente. E cada vez mais se buscará isso.

Assim os portais vão ganhando seu espaço e cada vez mais. Faça você também sua análise. Pesquise, consulte alguns portais.

Saiba mais sobre Portais.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Novas viaturas do Ronda são entregues à Polícia


Na tarde de ontem, no cruzamento das avenidas Thompson Bulcão com Rogaciano Leite, foram vistas seis novas viaturas do projeto “Ronda do Quarteirão”. Elas estavam sendo transportadas por um caminhão-cegonha. Segundo o Supervisor de Vendas da concessionária responsável pelos carros, Mário Rocha, as viaturas foram levadas para o pátio da Polícia Militar que fica localizado no Conjunto Jereissati III. “Já estou entregando as viaturas à polícia. Estou mandando 52. E ainda hoje estaremos enviando mais”, disse Mário.

No total foram compradas pelo Governo 200 unidades, modelo Hilux SW4, que custaram um total de R$ 30 milhões. O projeto, que ainda não foi lançado oficialmente, já vem sendo anunciado desde janeiro deste ano, mas somente em agosto as cinco primeiras viaturas chegaram à Polícia. “O projeto Ronda do Quarteirão deverá ser posto em prática na próxima semana, na área do Porto das Dunas”, disse o ex-comandante da Policia, o Coronel Adail Bessa de Queiroz numa matéria publicada pelo Diário do Nordeste no dia quatro de janeiro deste ano.

Ontem na posse do novo comandante da Polícia, o coronel William Alves da Rocha disse que o "Ronda do Quarteirão" funcionará ainda este ano. "O programa Ronda do Quarteirão é um anseio de todos nós, ele vai funcionar quando estiver pronto. O povo cearense pode ficar tranqüilo", afirmou.

Segundo a Polícia, o "Ronda do Quarteirão" tem como princípio estabelecer uma estreita relação entre Polícia e comunidade, na tentativa de trabalhar com a prevenção à violência e facilitar ações repressivas.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Blogjornalismo

Escrever para jornais, revistas, rádios e outras mídias, os estudantes de comunicação, digamos que estejam um pouco mais habituados a fazê-los. E escrever para essa nova onde chamada de blogjornalismo? Como escrever? Que palavras usar? São várias perguntas que todos fazem a todo instante. É tudo muito novo. No início, o blog trazia uma concepção de um “diário íntimo”, e hoje ainda é assim, e no decorrer do tempo, com a vinda do webjornalismo, esse diário passou a dar lugar à informação, à notícia.

Mas não necessariamente os termos que se usam em blogjornalísticos devem ser iguais, ou terem os mesmo formato dos jornais impressos. No impresso temos uma linguagem mais aprofundada dos fatos. Isso não quer dizer que no blogjornalístico não se tenha a mesma profundidade.

É que a mesma notícia dada no impresso pode ser “postada” de uma forma muito mais sucinta e clara num blogjornalístico. Vou dar algumas dicas que podem lhe ajudar um pouco:

- Um texto deve ser curto e objetivo. E veja bem: texto curto não quer dizer que você irá deixar de colocar informações para que ele fique pequeno. E sim colocar a notícia da forma mais clara.
- Mas o texto tem que ser sempre curto? Não! Se optar por isso, crie subtítulos para que o leitor não canse facilmente. A leitura no monitor cansa muito rápido.
- Use uma idéia por parágrafo.

Essas e outras dicas são importantes para se ter um bom blogjornalismo.

A interatividade pode ser considerada um das ferramentas mais importantes. Essa possibilidade que o leitor tem de se comunicar com o jornalista ou até mesmo comentar matérias torna o blog mais interessante. O uso de hiperlinks onde podemos suitar matérias, vídeos, gráficos animados. Tudo isso tornando o blogjornalístico um diferencial.

Procure se informar mais sobre blogsjornalísticos ou até mesmo, quem sabe, crie o seu. Visite blogsjornalísticos como o do Ricardo Noblat, Luis Nassif etc. Analise o que puder. Faça essa experiência.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Análise: portal, webjornal e blog

No portal Terra temos os títulos das matérias destaques sempre acompanhadas de um antetítulo dando já uma prévia do que contém na matéria. As manchetes são escritas em negrito para chamar mais a atenção do leitor. Nem sempre a foto de destaque tem uma manchete para a mesma.

No site do jornal Diário do Nordeste tem a foto principal, mas nem sempre o título tem alguma relação com a mesma. As editorias são colocadas nos antetítulos. As manchetes são acompanhadas por “abres” que dão uma leve idéia do que virá na matéria. A presença de “coordenadas também fazem parte da estrutura das notícias.

O diferencial nos blogs, como por exemplo, o do jornalista Eliomar de Lima é que as manchetes já são acompanhadas das matérias. Não há somente título. O leitor já tem, de cara, a notícia. Manchetes sempre em negrito. Fotos para ilustrar também são usadas. Pode-se acompanhar o horário em que as matérias foram postadas. E claro, a interatividade leitor/jornalista com espaços para comentários.