sábado, 22 de setembro de 2007

Análise do Seminário sobre Portal

Você já deve ter acessado ou escutado falar dos portais Terra, UOL, etc. Estes sites que contém várias mídias agredadas (rádio, TV, jornalismo, entretenimento etc.) vieram pra acelerar e conseqü'entemente reforçar a idéia de interatividade a qual todos nós buscamos. E nos parece ser mesmo essa característica o principal, ou senão, o grande motivo dessa grande busca do leitor pelos "Portais": o agregamento das mídias.

Mas afinal: o que vem a ser um Portal? Qual o conceito? Um grupo de estudandes da Unicamp define assim: conjunto de ferramentas de busca desenvolvido para encontrar informações de qualidade na Internet.Este novo tipo de mídia surgiu com a intenção de se criar um site que pudesse auxiliar os leitores na busca rápida e direta de informações na Internet. O Portal “Cadê?” assim como o “Google” são grandes exemplos disso.

Portal Corporativo

É interessante, também, observar a variedade de portais que surgem cada vez mais. Um deles é “Portal Corporativo” (Intranet). Empresas que também estão se aliando a essa nova ferramenta. Algumas das características são:

  • Anúncios de programas corporativos, eventos, relatórios trimestrais de rendimentos, e assim por diante.
  • Relatórios que permitem aos usuários adquirirem informações ou tomar decisões capitais relativas aos negócios.
  • Notícias, previsão do tempo e cotação de ações de alimentações de conteúdo publicadas.
  • Disponibilidade de e-mail, calendário, ferramentas de agendamento de reuniões e outras aplicações comerciais muito usadas.
  • Acesso a portais menores criados e mantidos por departamentos independentes dentro da empresa.
Portal Público

Os portais chamados “públicos”, também chamados de portal web ou portal de consumidores tem a função de atrair o público em geral que navega pela Intenet. Quanto maior o número de visitantes, maior probabilidade do estabelecimento de comunidades virtuais que potencialmente comprarão o que os anunciantes daquele site têm para vender.

Os portais trazem, assim como os blogs, a possibilidade de sempre estar atualizando-se. A todo instante temos novas informações as quais obrigam o leitor a sempre estar em busca do mais novo, do mais recente. E cada vez mais se buscará isso.

Assim os portais vão ganhando seu espaço e cada vez mais. Faça você também sua análise. Pesquise, consulte alguns portais.

Saiba mais sobre Portais.

Nenhum comentário: