Ouvir rádio deixou de ser um mundo reservado aos rádios. Em todo lugar é possível ouvir suas principais músicas e informações do dia-a-dia.
O agregamento das mídias e dos meios de comunicação, realmente, vem tomando cada vez mais espaço na Web. Hoje num único site já é possível ver as várias formas dar uma informação, seja por TV, gráficos animados etc. E uma das ferramentas que vem cada vez mais se firmando é o webrádio. Dificilmente nós encontraremos algum site não tenha agregado ao seu sistema uma webradio. É mais uma forma dinâmica de reter a atenção do leitor no meio desse caos informacional em que vivemos. Isso se dá pela rádio um meio de comunicação extraordinariamente rico, com uma narrativa singular e para muitos, fascinante. Tradicionalmente conhecida como um meio imediato e irrepetível, a rádio, com o advento da Internet, pode redefinir-se. Dái surge mais um conceito no mundo virtual, o Ciberativismo.
O advento do rádio na Internet é recente, começou em setembro de 1995 no Texas, com a KLIF de Dallas, que tornou-se a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo pela Internet. No Brasil, o pioneirismo coube à rádio Itatiaia.
Uma das vantagens da webradio é o alcance que a mesma atinge. No caso, onde tiver Internet ali estará sua webradio. Com o advento do rádio na Internet terminam as disputas por concessões, freqüências e investimentos em antenas e transmissores, pois atualmente todos podem criar uma rádio virtual, com alcance antes inimaginável atingindo um maior número de ouvintes. Seria então, o fim das rádios convencionais? Até que tenhamos uma resposta disso, a webradio terá que conviver muito tempo ao lado das rádios convencionais.
O advento do rádio na Internet é recente, começou em setembro de 1995 no Texas, com a KLIF de Dallas, que tornou-se a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo pela Internet. No Brasil, o pioneirismo coube à rádio Itatiaia.
Uma das vantagens da webradio é o alcance que a mesma atinge. No caso, onde tiver Internet ali estará sua webradio. Com o advento do rádio na Internet terminam as disputas por concessões, freqüências e investimentos em antenas e transmissores, pois atualmente todos podem criar uma rádio virtual, com alcance antes inimaginável atingindo um maior número de ouvintes. Seria então, o fim das rádios convencionais? Até que tenhamos uma resposta disso, a webradio terá que conviver muito tempo ao lado das rádios convencionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário