terça-feira, 16 de outubro de 2007

Web 2.0. Onde está a confiabilidade?

Cada vez mais a Internet vem trazendo em questão temas que envolvem a Interatividade. De onde e de quem são os materiais que são publicados?


Todos os dias o mundo da informática nos apresenta alguma novidade ou mudança em softwares, computadores etc. Com a Internet não poderia ser diferente. A busca da interatividade talvez seja um dos grandes motivos para isso. Todos querem escrever, postar suas fotos, expôr suas vidas, mostrar aos outros o que são ou que fazem. E sempre é assim. A novidade agora é a chamada Web 2.0. Mas o que é isso?

o termo Web 2.0 foi criado por Tim O'Reilly. Segundo ele, a Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.
Um dos exemplos que se encaixa facilmente neste conceito é o site Wikpédia. É uma espécie de democracia da informação. Lá são encontradas muitas informações de todos os assuntos que o leitor deseje. Além disso essas mesmas informações podem ser alteradas com o gosto de cada uma. E onde fica a confiabilidade de tudo isso? Será que o que está escrito é verdade já que todos podem interferir no que está sendo apresentado?

Eis uma questão a ser ainda debatida. Informação não é brincadeira. As opiniões são diversas. Para muitos estudiosos, vendo por esse lado da confiabilidade, a Web 2.0 é um perigo. Mas já para outros vem mostrar cada vez mais o poder do leitor de decidir e escolher o que deseja ler e agora, com a chegada da Web 2.0 decidir o que os outros vão ler.

Nenhum comentário: