terça-feira, 23 de outubro de 2007

TV Digital chega ao Brasil em dezembro

A grande novidade do ano mundo digital chega com força total e é tema de discussão.
Já pensou em você estar assistindo televisão e ao mesmo tempo poder mandar vídeos, áudios e sinais de dados a outras pessoas sem sair de frente à TV? Não pense que você fará isso pelo computador não. Será pela TV digital. Em dezembro desse ano o Brasil estará estreando essa novidade que promete dar um maior impulso ao enorme meio tecnológico o qual vivemos e experimentamos.

Na TV digital a interatividade será um dos cargos-chefe. Poder trocar informações será uma de suas principais características. Pra quem gosta de filme, a TV digital será um prato cheio. Antigamente, quem quisesse assistir a um canal de filme tinha que ter ciência da programação, ou mesmo um Pay-per-view (PPV), os clientes tinham que esperar o início do programa almejado para que possa comprá-lo. Agora com canais por demanda a programação fica disponível como vídeos avulsos, podendo ser iniciado a hora que desejar, parar ou até mesmo começar outra vez quantas vezes achar conveniente.


Existem três modelos ou padrões para a TV digital: norte-americano, europeu e japonês.

Norte-americano

O norte-americano permite transmitir até seis canais virtuais em definição padrão e oferece qualidade de som similar à dos home theaters, por meio do sistema Dolby Digital, que utiliza seis canais de áudio.

Europeu

O europeu é conhecido por ser mais versátil, facilitando a transmissão de múltiplos canais virtuais na mesma freqüência. Opera na freqüência de 8 MHz, fator que o deixa em desvantagem em relação ao japonês e ao americano, que operam em 6 MHz, mesmo espectro usado no Brasil para a TV aberta.

Janopês

Vem sendo desenvolvido desde a década de 70, mas só entrou em operação em 2003, na região de Tóquio, no Japão. É considerado o mais apto para atender os padrões de mobilidade exigidos pelo governo para a TV digital brasileira e, por isso, é o preferido do ministro das Comunicações Hélio Costa.

Os modelos foram lançados. Todas a idéias, apresentadas. Agora é esperar para conferir, na prática, o que virá a ser a tão esperada e comentada TV Digital.

Nenhum comentário: