terça-feira, 23 de outubro de 2007

TV Digital chega ao Brasil em dezembro

A grande novidade do ano mundo digital chega com força total e é tema de discussão.
Já pensou em você estar assistindo televisão e ao mesmo tempo poder mandar vídeos, áudios e sinais de dados a outras pessoas sem sair de frente à TV? Não pense que você fará isso pelo computador não. Será pela TV digital. Em dezembro desse ano o Brasil estará estreando essa novidade que promete dar um maior impulso ao enorme meio tecnológico o qual vivemos e experimentamos.

Na TV digital a interatividade será um dos cargos-chefe. Poder trocar informações será uma de suas principais características. Pra quem gosta de filme, a TV digital será um prato cheio. Antigamente, quem quisesse assistir a um canal de filme tinha que ter ciência da programação, ou mesmo um Pay-per-view (PPV), os clientes tinham que esperar o início do programa almejado para que possa comprá-lo. Agora com canais por demanda a programação fica disponível como vídeos avulsos, podendo ser iniciado a hora que desejar, parar ou até mesmo começar outra vez quantas vezes achar conveniente.


Existem três modelos ou padrões para a TV digital: norte-americano, europeu e japonês.

Norte-americano

O norte-americano permite transmitir até seis canais virtuais em definição padrão e oferece qualidade de som similar à dos home theaters, por meio do sistema Dolby Digital, que utiliza seis canais de áudio.

Europeu

O europeu é conhecido por ser mais versátil, facilitando a transmissão de múltiplos canais virtuais na mesma freqüência. Opera na freqüência de 8 MHz, fator que o deixa em desvantagem em relação ao japonês e ao americano, que operam em 6 MHz, mesmo espectro usado no Brasil para a TV aberta.

Janopês

Vem sendo desenvolvido desde a década de 70, mas só entrou em operação em 2003, na região de Tóquio, no Japão. É considerado o mais apto para atender os padrões de mobilidade exigidos pelo governo para a TV digital brasileira e, por isso, é o preferido do ministro das Comunicações Hélio Costa.

Os modelos foram lançados. Todas a idéias, apresentadas. Agora é esperar para conferir, na prática, o que virá a ser a tão esperada e comentada TV Digital.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Web 2.0. Onde está a confiabilidade?

Cada vez mais a Internet vem trazendo em questão temas que envolvem a Interatividade. De onde e de quem são os materiais que são publicados?


Todos os dias o mundo da informática nos apresenta alguma novidade ou mudança em softwares, computadores etc. Com a Internet não poderia ser diferente. A busca da interatividade talvez seja um dos grandes motivos para isso. Todos querem escrever, postar suas fotos, expôr suas vidas, mostrar aos outros o que são ou que fazem. E sempre é assim. A novidade agora é a chamada Web 2.0. Mas o que é isso?

o termo Web 2.0 foi criado por Tim O'Reilly. Segundo ele, a Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.
Um dos exemplos que se encaixa facilmente neste conceito é o site Wikpédia. É uma espécie de democracia da informação. Lá são encontradas muitas informações de todos os assuntos que o leitor deseje. Além disso essas mesmas informações podem ser alteradas com o gosto de cada uma. E onde fica a confiabilidade de tudo isso? Será que o que está escrito é verdade já que todos podem interferir no que está sendo apresentado?

Eis uma questão a ser ainda debatida. Informação não é brincadeira. As opiniões são diversas. Para muitos estudiosos, vendo por esse lado da confiabilidade, a Web 2.0 é um perigo. Mas já para outros vem mostrar cada vez mais o poder do leitor de decidir e escolher o que deseja ler e agora, com a chegada da Web 2.0 decidir o que os outros vão ler.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

MP5 se apresenta no Mundo Unifor

Muita música e entretenimento. Várias bandas puderam se apresentar no Mundo Unifor e mostrar seus talentos.


A banda MP5 foi a primeira banda a se apresentar no dia dois de outubro no palco destinado às apresentações culturais da III edição no Mundo Unifor. A banda tem como estilo a MPB cantando grandes nomes da Música Popular Brasileira dentre eles Djavan, Ana Carolina, Paralamas do Sucesso etc. Comandada pela vocalista Luana Pires e dos músicos Vitor Hugo (violão), Daniel Parente (Guitarra) Ivson Gomes (baixo) e Sócrates Alencar (bateria), a MP5 procura trazer um estilo jovem a sua musicalidade.
Segundo Luana o grupo costumava se reunir nos finais de semana para cantar e descontrair um pouco a correria da semana. A brincadeira acabou sendo levada a sério. “Vimos que a nossa musicalidade estava ficando bem legal e acabamos por levar o projeto a frente.”, diz Luana.

O que vocês acharam da apresentação no Mundo Unifor?

É novidade pra gente. Pois estamos começando agora e a Unifor pode nos dar essa oportunidade de mostrar nossa musica. Inclusive no repertório temos letras de amigos nossos e isso é muito interessante. Poder expressar o que sentimos, através de canções próprias, nos deixa muito felizes. Claro que algumas coisas técnicas precisam ser melhoradas na banda, mas isso se dará com tempo.

E qual a expectativa de vocês agora em diante?

É de levar a boa música e dar às pessoas momentos de descontração e lazer. E aprender cada vez mais uns com os outros.
Outras bandas também puderam mostrar seu talento na III Edição do Mundo Unifor. Confira!

Webradio se torna cada vez mais forte

Ouvir rádio deixou de ser um mundo reservado aos rádios. Em todo lugar é possível ouvir suas principais músicas e informações do dia-a-dia.
O agregamento das mídias e dos meios de comunicação, realmente, vem tomando cada vez mais espaço na Web. Hoje num único site já é possível ver as várias formas dar uma informação, seja por TV, gráficos animados etc. E uma das ferramentas que vem cada vez mais se firmando é o webrádio. Dificilmente nós encontraremos algum site não tenha agregado ao seu sistema uma webradio. É mais uma forma dinâmica de reter a atenção do leitor no meio desse caos informacional em que vivemos. Isso se dá pela rádio um meio de comunicação extraordinariamente rico, com uma narrativa singular e para muitos, fascinante. Tradicionalmente conhecida como um meio imediato e irrepetível, a rádio, com o advento da Internet, pode redefinir-se. Dái surge mais um conceito no mundo virtual, o Ciberativismo.

O advento do rádio na Internet é recente, começou em setembro de 1995 no Texas, com a KLIF de Dallas, que tornou-se a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo pela Internet. No Brasil, o pioneirismo coube à rádio Itatiaia.

Uma das vantagens da webradio é o alcance que a mesma atinge. No caso, onde tiver Internet ali estará sua webradio. Com o advento do rádio na Internet terminam as disputas por concessões, freqüências e investimentos em antenas e transmissores, pois atualmente todos podem criar uma rádio virtual, com alcance antes inimaginável atingindo um maior número de ouvintes. Seria então, o fim das rádios convencionais? Até que tenhamos uma resposta disso, a webradio terá que conviver muito tempo ao lado das rádios convencionais.